top of page
Trabalhador Railway

E-books de manutenção de via permanente

A indústria ferroviária está em plena ascensão e a procura de profissionais capacitados! Se você quer se diferenciar no mercado, você está no lugar certo! Os meus e-books de manutenção de via permanente foram elaborados com muito carinho para você que quer entrar no mercado ferroviário, que busca uma promoção ou que quer fazer uma reciclagem nos conceitos de manutenção.

Nesses e-books você terá acesso ao conhecimento das melhores práticas e processos de manutenção assim como dos materiais, equipamentos, ferramentas e instrumentos usados no dia a dia pelos profissionais da área.

Não deixe de adquirir nossos e-books abaixo, pois tenho certeza que você irá gostar!

E-books de via permanente

Fundamentos de manutenção de via permanente

Este e-book foi preparado para você, profissional, interessado em conhecer ou aprimorar seus conhecimentos em manutenção de via permanente para conquistar melhores oportunidades de trabalho, facilitar seu acesso ao setor ferroviário, se sentir mais confiante para realizar suas atividades ou mesmo atuar de forma mais eficien...

eBOOK CERTO.png

Introdução à via permanente

Neste e-book será feita uma pequena introdução sobre a via permanente ferroviária. Nele será abordado alguns conceitos e características próprios da via permanente bem como os diferentes componentes tanto da infraestrutura, quanto da superestrutura da via. O objetivo é que você possa ir se familiarizando com esta maravilhosa ciência e possa...

eBOOK CERTO.png

Manutenção de dormentes

Neste e-book você irá aprender sobre os dormentes, os quais são considerados travessas, geralmente, prismáticas que ficam posicionados sobre e contidos pelo lastro e onde são assentados e fixados os trilhos. Tal elemento pode ser feito de madeira, aço, plástico ou concreto. Será discutido, também, que não existe um material bom ou ruim, mas....

Manutenção de dormentes CAPA.png

Manutenção de trilhos

Neste e-book vamos abordar os conceitos e definições dos trilhos ferroviários, bem como as funções de cada uma de suas partes e a sua classificação.

Além disso, vamos falar sobre os defeitos deste componente, tanto interno, quanto superficiais; bem como sua vida útil por desgaste, corrugação, fadiga ou fratura. Para isso, é necessário entender...

Manutenção de trilhos CAPA.png
Bonde elétrico de Lisboa
Instrumento de medição - Medidor de alturas de amv.png
IMG_3172.JPG
IMG_8564.JPG
Termômetro de trilho - BRFERROVIA.jpg

Sobre o autor

Apresentação AEAMESP (1).jpg

Sou o Paulo Lobato, iniciei minha carreira em transportes há mais de 15 anos atrás em 2008, ajudando no desenvolvimento de projetos de drenagem rodoviária. Neste mesmo ano passei em um processo seletivo da escola de engenharia da UFMG e ganhei uma bolsa para estudar cidades, meio ambiente e transportes em uma renomada escola de engenharia francesa chamada École des Ponts ParisTech. No ano seguinte trabalhei na ferrovia francesa chamada Sociétè Nationale des Chemins de Fer Français (SNCF) onde desenvolvi um estudo para aumento de produtividade em uma oficina de manutenção de trens de alta velocidade. De volta ao Brasil, atuei na Systra compilando dados de estudos de tráfego para concessões rodoviárias para a CCR S.A. Em 2010 entrei na Ferrovia Centro-Atlântica, hoje VLI Multimodal, onde fiquei até 2016. Nos 6 anos que passei na VLI atuei no planejamento,  programação e controle da manutenção da via permanente; no desenvolvimento de estudos de aumento de produtividade da manutenção da via e por fim no gerenciamento do programa de mecanização da manutenção da via. Ao final do meu ciclo na VLI já havia sido responsável por um orçamento de mais de R$ 100 milhões, em valores da época, para implantação de processos mecanizados de manutenção da via. Em 2016 resolvi desbravar o mundo do empreendedorismo e fundei a BRFERROVIA, empresa dedicada ao fornecimento de soluções para inspeção e medição de via permanente, e a Construtora Lobato, empresa dedicada à construção civil. Hoje atua como especialista de Via Permanente da CCR e colaborador do Comitê Brasileiro Metroferroviário CB06 da ABNT. 

bottom of page