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  • Paulo Lobato

Medição dinâmica da via permanente

Atualizado: 15 de abr.

Empeno dinâmico


O medidor de vazio (voidmeter) é utilizado na medição da movimentação vertical real do trilho com a passagem da composição. Uma manutenção inteligente pode ser então aplicada onde a movimentação ultrapassa limites estabelecidos. Possibilita a evolução da medição de empeno estático para dinâmico.


Bitola dinâmica


O medidor de bitola dinâmica é utilizado em conjunto com a régua de bitola e superelevação para testar a resistência lateral dos dormentes ferroviários e sistemas de fixação. O tensor aplica uma pressão de 4500 psi de força lateral para medir variação de bitola sob esforço e pode ser utilizado como parte da rotina de manutenção para:


  1. Avaliar se dormentes visualmente danificados ainda mantém a capacidade de resistência da fixação, gerando economia no consumo anual de dormentes.

  2. Detectar riscos potenciais para a segurança da via causados por dormentação e fixação fracos.

  3. Testar a efetividade dos reparos após procedimentos corretivos.



Escrito por Paulo Lobato, PMP

Especializado em via permanente ferroviária e gestão de projetos

Elevada experiência em gerenciamento de projetos e análise de viabilidade técnica-econômica de novos projetos

Engenheiro Civil formado pela UFMG em 2010 com curso de extensão em ferrovia e transportes pela École Nationale des Ponts et Chaussées em Paris/França

Certificado em Gestão de Projetos pelo Project Management Institute (PMI)

Certificado em Inglês Avançado (CAE) pela Cambridge University

Pós-graduado em Engenharia Ferroviária pela PUC-Minas

Pós-graduado em Gestão de Projetos pelo IETEC

Pós-graduado em Restauração e Pavimentação Rodoviária pela FUMEC

Contato: (31) 98789-7662

E-mail: phlobato01@gmail.com


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